quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Apesar dos pesares...

Em 20 de novembro de 1695, o povo brasileiro perdia um dos mais importantes lutadores de sua história, Zumbi dos Palmares. Mas a mensagem de liberdade que Zumbi nos deixou jamais será perdida.

Demonstrando a capacidade de luta dos jovens brasileiros - tendo liderado o primeiro Quilombo aos 15 anos de sua vida -, Zumbi dedicou a sua história à luta contra a escravidão e pela liberdade, organizando o povo Negro na resistência às forças opressoras da época. O Quilombo dos Palmares foi o maior símbolo desta heróica resistência.

Amanhã, 313 anos depois, o povo brasileiro comemora o dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi. E faz o resgate de sua mensagem. O povo sabe que muitas foram as conquistas - às custas de muito sangue, é verdade -, mas ele também sabe o quanto a mensagem de Zumbi ainda é presente.

Apesar das cotas raciais, as universidades ainda estão pálidas. Apesar do samba, a mídia ainda discrimina o povo negro. Apesar da capacidade, os negros ainda recebem os piores salários. Apesar do amor e da paz, a umbanda ainda causa ódio em algumas pessoas. Apesar do caráter dos negros, o racismo ainda existe. Apesar do fim da escravidão, ninguém é livre. Apesar disso, a mensagem segue...

Viva Zumbi!

Nenhum comentário: