sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Coisas boas

Eu já havia dito, aqui mesmo, que 2009 seria bem diferente (e melhor!) do que o ano passado.
Felizmente, as minhas palavras estão se materializando em fatos. Pelo menos, e correndo o risco de estar sendo egoísta, as diferenças (e melhorias) ocorrem apenas no meu universo e nos universos próximos ao meu. Não estou ignorando os problemas que o nosso mundo enfrenta e que afetam a vida de todos nós. Vivemos mais uma crise econômica do sistema capitalista, que só atesta a necessidade de superação deste sistema de exploração da maioria pela minoria. Vivemos em um mundo cheio de guerras, com mais desemprego, mais intolerância, menos amor. Lutamos numa época que enfreta, pela primeira vez, três grandes crises globais ao mesmo tempo: a crise ambiental, a econômica e a energética. Eu não teria como ignorar isso. E não o faço. Mas aqui é o meu universo, afinal. Eu faço a luta por um mundo melhor em outros espaços da minha vida. O meu universo só quer sentir coisas boas - pelo menos por hoje. Tá aí, acho que o meu universo é como uma válvula de escape para os problemas que ele próprio enfrenta. Então, me permitam escapar em alguns caracteres.

Janeiro de 2009 tem sido um mês de coisas boas. Um mês de conquistas para pessoas queridas. A Naty tá trabalhando e tá sempre com as mãos do mesmo jeito: estendidas pra te (nos) ajudar. A minha mãe tem se divertido mais, embora esteja suportando uma jornada de trabalho de 62 horas semanais. O meu irmão voltou a praticar esportes e tá se tornando uma pessoa melhor. O Hiei descobriu o quanto ele é importante para muitas pessoas por ser quem ele é. A Josie e o Kokada alugaram uma casa. E vão até se casar. Que sejam felizes! A Thaissi, com quem não falava há dois anos, me ligou na semana passada e já marcamos de nos ver. O Ewerton me ligou hoje, pra dizer que está bem. E a Tâmy, ontem, pra dizer quando vem. A Rê deve estar a caminho de Belém (PA) para participar do Fórum Social Mundial. E uma boa parte do povo da UJS/RS está em Salvador (BA), participando da 6º Bienal de Arte e Cultura da UNE. A Gisele passou no vestibular da Ufrgs, vai ser minha colega nas Ciências Sociais. O Xuxa também conseguiu, mas vai estudar História. E a Flavinha, Biologia. Eles merecem. E vão continuar lutando para que a Universidade brasileira seja uma realidade na vida de todos os jovens brasileiros. Além de tudo isso, eu ainda conheci o Oldair, que é só amor e carinho, e nessa última semana as perspectivas de um emprego têm aumentado.

Eu também assisti bons dvds durante esse mês: "The Girlie Show", ótimo show da Madonna, filmado na Austrália em 1992, durante a turnê do álbum "Erotica". "Uma mente Brilhante", que narra a história de John Nash, homem considerado esquizofrênico pelos médicos mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel, em 1994, graças à sua genialidade. "As Bruxas de Salem", que me faz lembrar da música "Eu não matei Joana d'Arc" do Camisa de Vênus. E no último final de semana, três dvds do mestre Chico Buarque: "À Flor da pele", "Meu caro amigo" e "Vai passar". Eles ficam de sugestão!

Pois é...amigos, conquistas, filmes, música, esperança. Assim tem sido o primeiro mês de 2009. Feito de coisas boas. E que continue sendo feito assim: de coisas boas.

3 comentários:

Natália Vitória disse...

é isso ai miq: Daqui pra frente tudo vai ser diferente!!!!!
Obrigada por se referir a mim desta maneira, mas amigos queridos, companheiros, fiéis merecem sempre minha mão estendida, mesmo quando nem sei como estendê-la!
Saúde e paz, pq de fato, o resto a gente corre atras!!!
te adoro
bjos

Manu disse...

miq que bom... tra ficando grande... que bom, ver vcs todos bem... nossos pequenos da UJS... beijos

Gisele Borges disse...

Mique meu querido, saudades se você e desse coração gigante que você tem. Que 2009 seja o seu ano e que venha coberto de realizações.
Grande beijo, saudades