terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PCdoB manifesta solidariedade ao povo palestino e condena Israel - Parte 5

O Secretariado Nacional do Partido Comunista do Brasil divulgou nesta segunda-feira (29) uma nota em solidariedade ao povo palestino em virtude dos recentes ataques terroristas de Israel.

"O Partido Comunista do Brasil manifesta o mais vivo repúdio à agressão criminosa e ao cerco israelense contra o povo palestino. Ao mesmo tempo, os comunistas brasileiros apelam pela imediata cessação dos bombardeios, a suspensão das hostilidades e do cerco na fronteira com a Faixa de Gaza e demanda à comunidade internacional a adoção de sanções contra Israel", diz o documento.Leia abaixo sua íntegra:

Solidariedade com o povo palestino. Contra os ataques terroristas de Israel em Gaza

Pelo terceiro dia consecutivo a aviação israelense está realizando intensos bombardeios sobre o território palestino da Faixa de Gaza. A brutal ofensiva foi desencadeada sob o falso pretexto de agir de maneira punitiva contra a milícia do Hamas. Na verdade, os ataques foram premeditados, configurando-se mais um crime de lesa-humanidade dentre muitos que o Estado agressivo, expansionista e genocida de Israel tem cometido ao longo de seis décadas contra o martirizado povo palestino.


A ofensiva iniciada no último sábado é mais uma demonstração de que Israel pratica sistematicamente o terrorismo de Estado. Em 72 horas de bombardeios, o número de mortos já ultrapassa as três centenas e o de feridos se eleva a mais de 700 pessoas. Os alvos não são apenas os combatentes palestinos, mas a população civil. Foram atingidos prédios de instituições culturais, como a Universidade Islвmica, e da Administração pública.

Além dos bombardeios sistemáticos, Israel concentrou tanques e tropas em grande quantidade na fronteira com a Faixa de Gaza, num prenúncio de incursão terrestre e de ocupação territorial. Numa demonstração da decisão política do governo israelense, o ministro da Defesa Ehud Barak declarou estar o país “totalmente em guerra” contra os palestinos.

A política genocida de Israel contra os palestinos é beneficiária do apoio direto do imperialismo norte-americano e demais potências imperialistas. Inscreve-se na lógica de estruturar a região do Oriente Médio de acordo com a estratégia e os interesses fundamentais dos Estados Unidos. A consecução de tais planos requer o fortalecimento militar de Israel e o aniquilamento da Resistência árabe e palestina. Os ataques em curso revelam a hipocrisia e inocuidade das supostas intenções pacificadoras dos planos de Israel e das potências imperialistas que lhe dão respaldo. A paz na região está cada vez mais distante e somente se tornará realidade quando os EUA e demais potências imperialistas cessarem sua política intervencionista, forem respeitadas a soberania e a independência dos países do Oriente Mйdio e atendidas as reivindicações históricas do povo palestino. Ao mesmo tempo, a nova escalada de violência iniciada por Israel agrava a já instável situação internacional.

O Partido Comunista do Brasil manifesta o mais vivo repúdio à agressão criminosa e ao cerco israelense contra o povo palestino. Ao mesmo tempo, os comunistas brasileiros apelam pela imediata cessação dos bombardeios, a suspensão das hostilidades e do cerco na fronteira com a Faixa de Gaza e demanda à comunidade internacional a adoção de sanções contra Israel. Fazemos um vigoroso apelo aos trabalhadores, à juventude, ao conjunto do movimento popular, ao movimento pela paz para que realizem ações de solidariedade com o povo palestino, reafirmando ao mesmo tempo o apoio à sua luta pelo fim da ocupação, pela criação do Estado livre e independente da Palestina, com as fronteiras de 1967, e tendo Jerusalém Leste como capital.

São Paulo, 29 de dezembro de 2008.O Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil


Fonte: Vermelho - www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: