terça-feira, 23 de março de 2010

Sutileza

Na última aula de Políticas Públicas de Segurança que estou cursando nesse semestre, durante uma discussão sobre as múltiplas formas de violência que afligem a nossa sociedade, ouvi de um colega o seguinte questionamento sobre as possíveis causas da violência contra a mulher:
"Será que o alcoolismo não é uma das causas da violência contra as mulheres?"
Refletindo sobre a questão, e depois do debate acalourado que ela suscitou, cheguei a conclusão de que, em certa medida, o álcool pode até potencializar uma situação de violência contra a mulher, mas não elimina a relação de dominação de gênero. O cara, depois de beber todas, pode quebrar a cara do chefe, do vizinho, do irmão. Por que a mulher?
É muito forte, e tantas vezes tão sutil, a expressão/reprodução dessa cultura paternalista e machista que ainda existe em nossa sociedade e que permeia as relações de gênero, ainda marcadas pela dominação dos homens sobre as mulheres. Esta sim é uma das principais causas. E mais forte e preocupante é a sua expressão através da violência, ou de opiniões vindas de quem deveria pensar políticas que efetivamente garantam às mulheres uma vida sem violência.

Nenhum comentário: