segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Valeu à pena!

Há 1 ano e 10 meses atrás, na Ocupação que a União Nacional dos Estudantes (UNE) fez na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), eu comemorava, junto com outros estudantes que também defendem e lutam pela democratização da universidade pública, a aprovação do nosso projeto de adesão ao Reuni - programa de expansão e reestruturação das universidades federais do Governo Federal -, no Conselho Universitário da UFRGS. Hoje, no dia em que recebi o meu primeiro auxílio-transporte, fruto desta luta que travamos lá atrás, eu vejo com mais clareza o quanto está equivocada a opinião de determinados setores do movimento estudantil aqui da UFRGS que, tanto naquele momento como ainda hoje, se posicionam contra as políticas de democratização da Universidade brasileira.

Naquele momento, o objetivo da nossa ocupação não era o de pressionar para que os conselheiros membros do Consun aprovassem o Reuni - até porque o projeto só não recebeu o apoio dos conselheiros do DCE da UFRGS. Ocupamos a Reitoria para impedir que a votação do plano de expansão e reestruturação da UFRGS fossê boicotada por alguns segmentos do movimento estudantil alinhados com a posição do DCE e, portanto, contrários à adesão da UFRGS ao Reuni. Felizmente, a nossa Ocupação garantiu que a UFRGS aprovasse um projeto de expansão que, dentre outras conquistas, vai ampliar em 34% as vagas oferecidas até 2012, criará novos cursos e, do ponto de vista das políticas de assistência estudantil, garantirá a construção de um novo restaurante universitário no Campus do Vale e reforma nos já existentes, e a construção da Casa do Estudante do Campus do Vale e reforma nas já existentes. Além disso, o nosso projeto possibilitou a criação do programa de auxílio-transporte para os estudantes que moram nas casas de estudante e na região metropolitana de Porto Alegre, assim como eu, que hoje já recebo o benefício.

O principal argumento destes setores do movimento estudantil para criticar o Reuni é de que a expansão que esta sendo implementada compromete a qualidade acadêmica. Ora, qualidade pra poucos, é isso? Enquanto centenas de jovens, excluídos do espaço acadêmico, morrem todos os dias nas periferias brasileiras? Enquanto todo o povo brasileiro soa a camisa e paga os seus impostos para financiar a Universidade Pública para que apenas uma minoria social desfrute dela? Além disso, quem garante a esta parcela de estudantes que a expansão prejudica a qualidade acadêmica? No projeto da UFRGS, por exemplo, a expansão de vagas vem acompanhada (além da ampliação das políticas de assistência estudantil, que me referi anteriormente) da contratação de docentes e servidores técnico-administrativos, bem como da ampliação do seu espaço físico. E neste ponto, é engraçado ouvir determinadas forças políticas do ME argumentarem que o Reuni é a "enturmação do Lula". Pera aí, povo...eu já posso dizer que tenho alguma experiência em "passar em sala de aula" e posso afirmar que tem muito espaço ocioso na UFRGS, que a universidade poderia gerir melhor. Ou seja, a questão do espaço físico é um problema de gestão da universidade, e não do programa de expansão. Nisso tudo, eu só consigo concluir que o que fica explícito é a posição conservadora deles. Às vezes, fica a impressão de que estes segmentos não compreenderam que está em nossas mãos, ou seja, nas mãos de toda a comunidade acadêmica garantir a plena implementação do Reuni, garantir que todo o projeto de expansão se torne realidade. Falta compreender, por exemplo, a dimensão que um auxílio-transporte de R$ 57,50 tem na vida de um jovem que já faltou aula por não ter dinheiro para pagar a tarifa do ônibus.

É por isso que, passados quase dois anos desde a aprovação do Reuni na UFRGS, eu só posso dizer aos que verdadeiramente lutam pela radical democratização da Universidade brasileira, especialmente à galera que tá nas fotos, que ter ocupado a Reitoria da UFRGS em defesa do Reuni, simplesmente, valeu à pena!
E assim retorno ao meu universo.
Caminhem na luz!

Um comentário:

Natália Vitória disse...

que saudade te di amoreee
que saudade deste dia
realmente valeu mto a pena!
toda luta vale a pena!!!
te amooo