sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Registro

Eu não poderia deixar de manifestar a minha profunda indignação e tristeza diante da morte do trabalhador rural sem terra Elton Brum, 44 anos, militante do MST, assassinado nesta manhã pela Brigada Militar do RS, no despejo da Fazenda Southall em São Gabriel. Por isso postei o vídeo abaixo, com a música do Chico Buarque - aliás, como o vídeo é de 2006, os dados que aparecem no final estão desatualizados.
Bom, mas o fato é que o que mais me indigna é o porquê do assassinato do Elton, o motivo que levou a Brigada Militar a matá-lo: Elton lutava pela reforma agrária, lutava para fazer valer o que determina a nossa Constituição. Lutava pelo direito de ter um pedaço de terra nessa imensa terra chamada Brasil. Acho que numa única frase dá pra dizer que Elton morreu porque lutava por democracia. Mas esse é o jeito, e aqui, me refiro ao velho jeito Yeda, ao velho jeito tucano, de tratar os movimentos sociais, os trabalhadores e suas lutas. Ou alguém já se esqueceu, por exemplo (são vários), do massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996, durante os tempos sombrios de FHC?
Que a nossa indignação se transforme em força para seguir lutando por democracia e que, assim como o Elton, nós também estejamos dispostos a, se preciso for, darmos a vida por ela. Porque assim é para a vida de todos e todas.

Um comentário:

Soninha disse...

Mick, isso está lá no meu blog: em Julho de 2003 eu fiz uma entrevista com a (então) vereadora de São Gabriel, Sandra Xarão, acerca dos conflitos sobre a ocupação da Fazenda Southal. O desfecho previsto em 2003 se consumou hoje.

Um trabalhador rural sem-terra morreu hoje pela manhã, vítima de um tiro, durante a desocupação pela Brigada Militar na Fazenda Southal.

Ou seja: essa tragédia foi anunciada há muito tempo... Confere lá...
http://coisasdesoninha.blogspot.com/