quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais uma sugestão

Aos que se interessam pelo estudo da sexualidade humana, trago como sugestão o livro "Trópico dos Pecados - Moral, Sexualidade e Inquisição no Brasil", do historiador Ronaldo Vainfas. Li o livro porque ele faz parte do programa da cadeira de História do Brasil que estou cursando. Confesso que ainda não conhecia o autor e, apesar de eu não concordar com todos os pontos de vista que ele apresenta, compartilho de muitas de suas conclusões.

Na realidade, o estudo não é sobre a sexualidade no sentido amplo do termo. Trata-se de uma análise acerca das práticas sexuais no período colonial brasileiro. No contexto do advento da modernidade, em que o sexo passa a ocupar o debate público, sobretudo na sociedade européia, e passa a se tornar uma prática obscena.

Um dos méritos do livro, na minha opinião, consiste na ruptura que o autor faz com a noção de que existiria uma mesma moral sexual para negros, índios e portugueses; homens e mulheres; hetero e homossexuais; demonstrando a multiplicidade de motivações e sentimentos de culpa que orientavam, condicionavam e reprimiam a expressão da sexualidade. Além disso, o livro é muito bem fundamentado em termos de fontes históricas.

Fica mais essa sugestão.

Nenhum comentário: